CALENDÁRIO DE CURSOS 2017

Cursos para Assessores de Eventos Sociais em 2017 em São Paulo:

Cursos para Assessores de Eventos Sociais:

18.03.17 (Sábado) – São Paulo

08.04.17 (Sábado) – Belo Horizonte

14.04.17 e 15.04.17 (Sexta –feira e Sábado) – Cuiabá

29.04.17 (Sábado) – Rio de Janeiro

08.05.17 (Segunda-feira) - Palestra com Adriana Gunther & Katia Cardoso do Básico ao Avançado

Cursos para Assessores –Especialização em Casamento Homoafetivo:

19.03.17 (Domingo) – São Paulo

Outras datas de São Paulo e demais Estados, ainda sem programação!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Vantagens, desvantagens e dicas para marcar o lugar dos convidados no casamento.

Para que tudo transcorra bem, é importante dedicar um dia somente para planejar os lugares, tomando alguns cuidados. É preciso pensar bem no ciclo de amizades dos convidados, para colocá-los relativamente próximos. Já convidado idoso, jamais poderá ficar perto das caixas de som, por exemplo.
Buquês de lavanda com o nome e o número da mesa dos convidados. Foto: Sweet Little Photo
Vantagens:
1- Lugar marcado nas mesas evita aquela correria dos convidados em correr para escolher onde e com quem vai se sentar.
2- Ter o seu lugar assegurado na mesa junto com todos ou alguns dos seus conhecidos.
3- O aproveitamento das mesas será melhor, pois são os noivos que determinarão quem vai sentar com quem, logo… Uma mesa de oito lugares será ocupada por oito pessoas. Já com os lugares livres, um grupo menor de pessoas poderá ocupar uma mesa de oito, desfalcando alguns lugares.
4- A recepção fica com uma sensação de festa organizada e sofisticada.
Divisão dos convidados nas mini-lousas.Foto: Sara Lobla
Desvantagens:
1-Sempre haverá alguém que não irá gostar da distribuição dos lugares, seja porque gostariam de sentar com outras pessoas, ou porque não concordam em ficar perto da porta, ou da cozinha e assim por diante.
2- A demarcação de mesas (se feita), deverá ser muito criteriosa, pois alguns convidados se sentem “desprivilegiados” com relação aos outros. Todo mundo quer sentar perto dos noivos, e as mesas no fundo do salão podem ser consideradas como”lugares ruins”.
3- Nem sempre os noivos conseguirão acertar na demarcação. Por exemplo: um casal convidado que está sozinho, faz amizade com um outro casal durante a cerimônia, na recepção é natural que eles queiram continuar a conversa iniciada, sentando na mesma mesa. Mesas livres geram um clima de confraternização maior.
4- Dentre todos os detalhes do planejamento, os noivos precisarão de mais um espaço em suas agendas para cumprir esta missão. Além disso a demarcação deverá ser combinada com a cerimonial ou recepcionista do local e os marcadores de mesa também deverão ser providenciados. Logo, se o casal tem pouco tempo para organizar a festa, o ideal é deixar que os convidados mesmos criem a sua distribuição na festa.
Mesas marcadas no casamento. Foto: One Love Photo
Dicas:
1- Para quem não for marcar os lugares nas mesas, é solicitar ao local 10% a mais de lugares livres com relação ao número de convidados confirmados. Desta forma, não haverá problemas de falta de lugares na festa!
2- Coloque pelo menos 2 casais que se conheçam e 2 que não se conheçam, assim pode ter uma interação entre eles.
3- Que tal separar os convidados de maneira divertida? Cada mesa pode ser um país ou cidade, uma cor ou uma flor. enfim, como sabem, o céu é o limite!

4- Personalize o lugar com o nome do convidado, ele vai se sentir ainda mais especial, ao ver o nome dele ali, estampado na mesa!
Nome dos convidados na mesa e agradecimento. Foto: Rafaella Marques
Matéria: Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias em um blog, o Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.